domingo, 7 de junho de 2009

Nome dos colaboradores do Projeto(Grupo Piaget):
Elaine Ferreira
Elisangela Gomes,
Elza Prado.
Disciplina e anos envolvidos:
Nosso projeto é desenvolvido com alunos do 9° ano (8 ª série), mas acreditamos que seu resultado final (um blog) seja atraente para todos que quiserem conhecer um pouco mais sobre a vida de Bhaskara e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a resolução de equações do 2º grau usando a fórmula de Bhaskara. É um trabalho conjunto das disciplinas Matemática, Português e Educação Artística.

Tema central:
A fórmula e a vida de Bhaskara: a importância para a Matemática

Temas de apoio
-A web 2.o como recurso para a aprendizagem matemática.
-História da Matemática
Justificativa:

Acreditamos que o projeto representa uma maneira de despertar nos nossos alunos o interesse pela Matemática por reunir diversos elementos motivadores como a web 2.o, a interdisciplinaridade e a História da Matemática. Além disso, a aprendizagem baseada em projetos tem a vantagem de tornar os alunos mais participativos, mais críticos e, portanto propiciar uma aprendizagem mais significativa.

Objetivos gerais e específicos:
Objetivos Gerais: - Nosso projeto tem como objetivo central tornar a Matemática mais próxima do dia a dia do aluno, principalmente devido a utilização de recursos da Web 2.0; - Elaboraremos um projeto que pretende desenvolver o aprendizado de Matemática de forma prazerosa para o aluno e no qual ele possa vivenciá-la na prática, de forma concreta, objetiva, dinâmica e interessante. Procuramos também trabalhar de forma integrada com as disciplinas de Português e Educação Artística para que nosso trabalho, por meio da interdisciplinaridade, se torne ainda mais completo, interessante, enriquecedor e útil para nossos alunos; -Através de diferentes atividades, como apresentação de filmes, leitura de livros, pesquisas e investigações na internet, utilização de recursos da web, entre outros, este projeto busca tornar o aprendizado interessante e fazendo da Matemática uma disciplina agradável, trabalhando com sua compreensão concreta e objetiva.
Objetivos específicos: - Tornar o aprendizado matemático agradável e interessante, através do uso das novas tecnologias de ensino, especialmente pelo uso dos recursos da Web 2.o a fim de fazer com que tal aprendizado seja facilitado;
- Desmistificar o medo e a antipatia dos alunos com relação à Matemática; - Promover a integração social entre os alunos e o trabalho coletivo na busca de soluções para problemas propostos, respeitando sempre o modo de pensar dos outros e aprendendo com eles; - Estimular o interesse, a curiosidade e o espírito de investigação, desenvolvendo, ainda, a capacidade para resolver situações-problema e também a capacidade de comunicação matemática.

Enfoque pedagógico:
Fundamenta-se nas idéias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem. Buscamos implantar no espaço de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com essa teoria, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma. A aprendizagem ocorrerá por meio de interações tornando os estudantes muito mais ativos e participativos no processo de aprendizagem. O professor deixa de ser o "detentor do conhecimento" para ser aquele que auxilia no processo do aluno de construir conhecimento.
"O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram." Jean Piaget
Recursos tecnológicos:
O resultado final do nosso trabalho será um blog criado pelos próprios alunos. Antes de chegarmos a esse ponto usaremos de pesquisas na internet e filmes que nos tragam informações suficientes para a criação do blog.



Etapas e suas estratégias de realização:
*Nosso projeto começa depois que os alunos já estudaram equações do 2° grau e a fórmula de Bhaskara. -A primeira etapa do nosso projeto consiste em um debate, onde devemos aguçar a curiosidade dos nossos alunos. Cabe ao professor lançar a turma alguns questionamentos e instigá-los a questionar. Alguns exemplos de questionamentos que podem surgir nessa etapa são:
#Antes da fórmula de Bhaskara como será que eram resolvidas às equações do 2º grau?
#Como e quando viveu Bhaskara?
#Como foi sua vida?O que mais ele produziu?
#Será que a fórmula de Bhaskara é realmente de Bhaskara?
-Após esse momento de debate, os alunos devem iniciar a busca pelas respostas a esses questionamentos. O professor nessa etapa tem um papel de mero auxiliador. Cabe aos alunos procurarem (nas mais variadas fontes possíveis, como livros, sites etc.) as informações que precisam.
-A segunda etapa do nosso projeto consiste na criteriosa seleção das informações obtidas pelos alunos. O professor deve supervisionar essa etapa garantindo que os alunos escolham as informações mais claras, de fontes mais confiáveis e que melhor respondam aos questionamentos.
-A terceira etapa consiste na elaboração de um blog sobre o que foi pesquisado. Os alunos precisam então decidir o que vai ser colocado no blog (para que o blog seja bastante interessante é necessário que se tenham os mais variados tipos de informação: fotos, textos, vídeos). Nessa etapa começa o trabalho interdisciplinar com Português. O projeto se tornara ainda mais rico se o professor de Português nessa fase, além de revisar com os alunos os textos que serão colocados no blog, usar o blog para estudar alguns conteúdos (Tipos de texto, Interpretação etc.). A participação dos alunos no projeto será ainda mais significativa se no blog, além dos textos produzidos pelos alunos com base as informações recolhidas existissem outras "formas de informar” produzidas pelos próprios alunos como, por exemplo, vídeos com filmes ou peças produzidas pelos alunos com informações sobre Bhaskara e músicas de autoria dos alunos. Essa seria uma excelente forma de trabalhar a criatividade dos alunos além de propiciar um trabalho interdisciplinar com a Educação Artística.
-A ultima parte do projeto seria efetivamente a produção do blog, e a divulgação dele na escola. Depois da produção do blog a turma deve se preocupar em sempre movimentá-lo. Na verdade os professores e alunos terão muito trabalho depois de terminado o projeto. O interessante é que o blog sempre tenha alguma novidade, ou produzido por outras turmas ou tratando de outros assuntos. O projeto que começa com o Bhaskara pode se tornar um projeto sobre a vida de vários matemáticos.

Definição de papéis:
O professor durante todas as etapas desse projeto tem basicamente um papel de orientador, supervisionando o que foi feito e fazendo correções. Tem também a função de questionar, motivar os alunos na busca pelo conhecimento.
Acreditamos que é mais interessante que as tarefas não sejam definidas pelo professor. Os alunos terão uma série de coisas a fazer e entendemos que é melhor que eles decidam como isso será feito (se todos farão todas as tarefas, se cada um se responsabilizará por uma parte). A escolha cabe então aos alunos e assim trabalhamos a capacidade deles realizarem tarefas em grupo.
Sites e bibliografia de apoio:
Biografia de Bhaskara. Bhaskara. Disponível em: . Acesso em: 2 jun. 2009.
Bhaskara. Mas, e a fórmula de Bhaskara? Disponível em: <www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/bhaskara/bhaskara.php >Acesso em 28 mai.2009.


Coleta de dados:
Depois de feita a primeira etapa do projeto os alunos devem se lançar na busca por informações nas mais diversas fontes: sites, livros, revistas, enciclopédias e tudo mais que possa acrescentar. Os alunos, antes da pesquisa, poderiam anotar as respostas que eles julgam corretas para os questionamentos e depois compará-las com as obtidas pela pesquisa. Outra forma interessante de trabalharmos seria com entrevistas, perguntando o que as pessoas sabem ou acham de Bhaskara. Essa informação poderia ser trabalhada com estatísticas ou gráficos no blog.
Seleção do material:
Para a elaboração do projeto são necessárias diversas fontes de pesquisa, como livros ou sites. Um computador com internet é essencial não apenas para a etapa da pesquisa mas para o desenvolvimento do blog. Além disso, uma filmadora é interessante para que os alunos possam produzir vídeos que serão disponibilizados no blog.

Programação visual:
Nosso projeto tem como objetivo a elaboração de um blog. Para que o blog seja realmente atraente é preciso que ele seja constituído de textos, imagens e vídeos (tanto produzidos pelos alunos quanto retirados de alguma fonte).
Meios para a execução:
O ideal é que o projeto seja executado no laboratório de Informática da própria escola, pois assim facilitaria a interação entre alunos e professores. Caso a escola não possua um laboratório, a execução do projeto fica mais difícil, mas ainda é possível. Basta que os alunos tenham acesso a Internet, seja em casa ou mesmo em uma lan house. Nesse caso é mais conveniente de que os alunos que possuírem internet em casa fiquem responsáveis pela montagem do blog.

Avaliação:
A avaliação fará parte de todo processo de ensino-aprendizagem e deverá considerar as competências pedagógicas e sociais a serem adquiridas pelos alunos. Assim, o erro deverá ser encarado como uma oportunidade de revisão de conceitos e estratégias de solução. É extremamente importante que uma tentativa consciente de resolver um problema, mesmo que incorreta, seja tão respeitada como a solução correta. Quando o aluno percebe que, mesmo errando, seu esforço é bem recebido e que ele contribui positivamente para o trabalho do professor e da turma, sua autoconfiança aumenta e ele percebe que o erro é uma oportunidade de crescimento. Desta forma, para que o projeto seja bem sucedido, é necessário que os professores e organizadores do mesmo tenham tato para lidar com os erros dos alunos. Especial atenção às necessidades de adequação e mudança de estratégias, a fim de possibilitar um melhor aproveitamento das atividades. É por esta razão que este é um projeto flexível e dinâmico e que pode ser facilmente modificado.
Para o professor poder avaliar melhor todas as etapas do processo é preciso que para todas elas existam prazos bem definidos e que após cada etapa ocorra uma conversa entre alunos e o professor para que cada um possa apresentar o que fez e quais as dificuldades que encontrou durante a execução de sua tarefa. O professor precisa estar o tempo todo disponível, para que os alunos ao encontrarem qualquer problema tenham como esclarecer suas dúvidas.

Cronograma:

1ª Etapa - semana 1
Nosso projeto inicia-se com o debate questionador com os alunos. Após esse debate os alunos precisarão de um tempo para realizar as pesquisas que visam responder aos questionamentos levantados. Acreditamos que uma semana é tempo suficiente para esse recolhimento de dados, lembrando que o professor precisa acompanhar o que está sendo feito pelos alunos durante todo o processo e não apenas no final dessa semana de pesquisas.
2ª Etapa - semana 2
Depois de realizada as pesquisas os alunos precisarão de aproximadamente mais 1 semana para analisar todo o material que foi encontrado e selecionar o melhor para a montagem do blog.
3ª Etapa - semana 3
A partir desse ponto os alunos lançarão de mais uma semana para, com base no material selecionado produzir os textos que serão apresentados no blog e ter esses textos revisados pelo professor de Português. É durante essa semana que os alunos prepararão vídeos e músicas que também serão colocados o blog.
4ª Etapa - semana 4
A ultima etapa do nosso projeto consiste na efetiva "criação" do blog, que pode inclusive ser feita pelo professor e que não levará mais do que algumas horas.

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